saúde
Dia 16 de maio se comemora o dia do Gari
Homenagem especial, para seres especiais
Comprometidos com a saúde pública os garis trabalham incansavelmente para nos proporcionar saúde e bem estar. O nome Gari se deu por causa do francês Pedro Aleixo Gary, que trabalhava para o império na cidade do Rio de Janeiro.
Por serem responsáveis por recolher o lixo que a sociedade produz, esses profissionais na maioria das vezes são tratados com falta de respeito e mais ainda... Sem amor. É verdade que a conscientização dos seres humanos aos poucos está sendo desenvolvida, pois começam a entender o verdadeiro valor desses homens. São pais de famílias que trabalham honestamente para levar o sustento ao seus lares.
Nesta profissão encontramos homens e mulheres do bem, trabalham muito para garantir seus salários. Cada um com suas histórias e valores, pessoas que amam o que fazem e fazem porquê amam.

crédito da imagem: Motinha Mota
É importante reconhecer esses profissionais, pois como qualquer outra profissão ser reconhecidos os fazem se sentir valorizados. " Que pena que não são reconhecidos e recebem mal pelo trabalho que executam", afirmou Jessica Retrão, moradora da cidade de Pacajá.
Rotina
Normalmente estes profissionais se dividem em equipes de 3 ou quatros profissionais. Enquanto uns varrem, outros organizam a coleta para que a outra equipe que sempre vem logo atrás nos caminhões recolham o lixo. Essa rotina é diária e começa bem cedo. Sabemos que é um trabalho exaustivo e que se não tomar alguns cuidados de proteção com a pele, eles podem adquirir ao longo de sua profissão doenças de peles graves. Por este motivo é comum que os Garis trabalhem de chapéu, blusas de mangas compridas e jamais sem protetor solar. Devemos ressaltar que todos esses itens de proteção a saúde desses homens, devem ser garantida pela empresa no qual, estes profissionais são contratados, sejam órgãos públicos ou empresas privadas.
Aos organizadores de nossa cidade que estão sempre se doando para que possamos viver no melhor ambiente, deixo aqui o muito obrigado de todos os moradores de Pacajá. Sem vocês, nossa cidade entraria em verdadeiro colapso.
Comentários
Postar um comentário